Blog


Junho 2014 REVISTA YATCH, Salvador - Bahia


Com foco na reprogramação dos músculos faciais, a Fonoaudiologia Estética vem ganhando adeptas.

Publicado em 31/07/2014 -



Alongamentos que embelezam.

Deixe os cremes e o botox de lado. Graças à fonoaudiologia estética, você pode ter uma pele com aspecto mais jovial e bonito, sem recorrer a nenhum tipo de intervenção cirúrgica ou cosmético milagroso. Nunca ouviu falar? Então aproveite para descobrir os benefícios da técnica que promete ajudara diminuir rugas e marcas de expressão.

Com foco nos músculos faciais, o tratamento oferece alongamentos e movimentos baseados na descontração da musculatura que está acostumada a fazer caras e bocas repetitivas, que são a maior causa das rugas e marcas de expressão. “O trabalho fonoaudiológico estético consiste na reprogramação das funções da mastigação, deglutição, respiração, fala e expressão, somada ao alongamento da musculatura facial, como explica a fonoaudióloga Magda Zorzella.” Criei a área e a desenvolvi até que foi aprovada no Conselho Federal de Fonoaudiologia em 2008, demorou 10 anos até a sua aprovação. “Hoje todo fonoaudiólogo que deseja atuar pode fazer um curso e realizar o trabalho”, afirma Magda, a criadora do método patenteado MZ. A fonoaudiologia estética nasceu em 1998, quando uma paciente foi encaminhada por sua dermatologista para a fonoaudióloga, com o pedido de relaxar a região da boca. “Realizei um trabalho voltado para a descontração da região que contorna a boca e no reequilíbrio da forma como a paciente mastigava, falava e deglutia”, explica a especialista. Após cinco sessões, a dermatologista reparou que as rugas sumiram. O método se desenvolveu e atualmente consegue remodelar todo o rosto do paciente, desde a testa ao pescoço. Vale ressaltar que o foco está nos músculos e não na pele, resultando em um tratamento natural e não invasivo que atua no rejuvenescimento da face. “Consiste numa avaliação miofuncional criteriosa, na qual vamos detectar quais são os sinais do envelhecimento e descobrir que músculos estão colaborando para o aparecimento das rugas e para a flacidez da musculatura”, detalha a fonoaudióloga.

 

Tratamento Personalizado

Após uma avaliação do paciente, o tratamento é elaborado de forma individualizada e personalizada. São sessões de terapia, uma por semana, com a duração de uma hora cada, realizadas em um total de dez encontros. “Neste tratamento, o paciente é o agente transformador. Será ensinado para ele cada movimento a ser realizado em seu cotidiano, tornando-o também responsável pela sua transformação e melhora”, comenta Magda. O paciente aprende a cuidar de seu rosto com suas próprias mãos. “Com este método de fonoaudiologia estética, nós, fonoaudiólogos, absorvemos o conceito de que existe uma ligação da ruga com a musculatura da face, e hoje sabemos que a contração do músculo é uma das causas do surgimento dessas temíveis e indesejáveis marcas”, explica Juliana Lepri, fonoaudióloga especializada em motricidade orofacial. Como consequência do método, diminui-se a tensão, deixando o rosto mais descontraído e com brilho. Apesar de existirem diversos fatores que colaboram com a formação de rugas, como alimentação, exposição ao sol, genética e hereditariedade; do ponto de vista fonoaudiológico, a ruga é o resultado da tração repetitiva dos músculos da face. Deste modo, o tratamento é baseado na descontração e alongamento desses músculos específicos.

 

Expressão Consciente

Saber como o seu rosto se comporta é fundamental. A também fonoaudióloga Aline Pradi ressalta a importância de ser consciente da forma de engolir, sorrir e se comunicar. O tratamento também mostra a relação entre esses hábitos com as rugas que estão estampadas no rosto. “Uma nova maneira de se comunicar e de se expressar, além de engolir e mastigar, é apresentada, sem que haja a sobrecarga da musculatura. A partir do momento que mostramos aos pacientes que há outras formas de falar e sorrir, por exemplo, ele compreende e modifica estes hábitos”, explica ela. Alguns hábitos cotidianos supostamente inofensivos podem fazer toda a diferença em nossa aparência, deixando marcas na face. “Engolir franzindo as laterais da boca, mastigar de um lado só o alimento, franzir a testa enquanto se fala ou praticar exercícios físicos fazendo careta, além de apertar os lábios para engolir são alguns exemplos de abusos musculares que precisam ser modificados”, exemplifica Juliana. A falta de atenção às expressões e movimentos faciais rotineiros podem até mesmo resultar em rugas de expressão precoces. “Faces jovens já apresentam rugas de pescoço como resultado do uso repetitivo desta região, devido ao celular e computador”, esclarece Magda. A paciente Paula Mastrini notou os resultados logo nas primeiras sessões do tratamento com a especialista. “Fiquei com uma aparência muito mais saudável, jovial e com mais frescor. Aliás, foi à única coisa que me animou e me fez voltar a me sentir bonita novamente”, afirma. Sempre muito vaidosa principalmente após passar por uma fase em sua vida na qual trabalhava muito, dormia pouco e comia mal, Paula resolveu procurar um fonoaudiólogo após perceber que somente a dermatologista não estava dando conta de minimizar os efeitos da rotina corrida em seu semblante.

 

Outros Cuidados

Além do tratamento, para manter a pele bonita e conseguir ter uma aparência mais bela e jovem, ter uma alimentação saudável e se manter hidratada ajuda bastante. No que diz respeito à alimentação, comer alimentos mais sólidos, como cenoura crua e maçã com casca, pode auxiliar a musculatura a trabalhar, favorecendo a harmonia do rosto, segundo as fonoaudiólogas. Além do rejuvenescimento da face através da suavização das rugas do rosto, o tratamento fonoaudiológico estético tem ainda outros efeitos positivos observados pelos pacientes. São eles: o aumento dos lábios, proveniente da descontração da boca; a diminuição do odiado pescoço duplo (também conhecido como papo); a redefinição da mandíbula e dos contornos do rosto e a tonificação dos músculos, com reflexo na face mais firme e menos flácida.

 

http://revistas.canal2.com.br/yacht80/


Envie seu Comentário









Comentários

Mais Post