Artigos - 2008 - FONOAUDIOLOGIA & ESTÉTICA MÉTODO MZ
"A Fonoaudiologia de Resultados Estéticos"
Anais da PUC:
XV Semana de Fonoaudiologia
IV Jornada Mauro Spinelli PUC-SP
I Semana de Fisioterapia
2008
FONOAUDIOLOGIA & ESTÉTICA MÉTODO MZ:
“A Fonoaudiologia de Resultados Estéticos”
Autora: Magda Zorzella Franco
São Paulo - Brasil
- Fonoaudióloga graduada pela PUC-SP (1983)
- Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP
- Especialista em Motricidade Orofacial e Linguagem (CFFa)
- Pesquisa e Desenvolve a Fono&Estética desde 1998, sendo a criadora da área.
- Autora do Método Magda Zorzella de Fonoaudiologia &Estética
- Coordenadora e Professora do Curso de Aperfeiçoamento em
- Motricidade Orofacial com ênfase em Fonoaudiologia e Estética da Face - Método MZ
www.magdazorzella.com.br
mlzorzella@uol.com.br
“Envelhecer faz parte do curso natural da vida, mas nada impede que se tente amenizar os sinais do tempo”
O.R.Macedo
A Fonoaudiologia é uma ciência em pleno amadurecimento e que beneficia os indivíduos ao prevenir e tratar suas necessidades individuais. Quanto mais rumamos para o futuro, maiores são os seus alcances, sendo necessário redimensionar áreas de atuação, subdividindo-as em temas mais específicos, tamanha sua complexidade1. Entre esses novos domínios está a Fonoaudiologia&Estética, nova área de atuação dentro da Motricidade Orofacial, que vem sendo desenvolvida e pesquisada há dez anos e que tem por objetivo a “suavização das rugas de expressão e o rejuvenescimento da face”2. Trata-se de uma intervenção que tem se mostrado cada vez mais promissora, tamanho é o interesse que desperta nos pacientes (por ser um trabalho natural e apresentar resultados positivos), nos fonoaudiólogos (que procuram se informar sobre o tema e aprender através da procura por cursos) e até mesmo nos profissionais de áreas afins. Nasceu de um caso clínico, logo evoluiu para uma parceria entre a Fonoaudiologia e a Dermatologia3, estabeleceu-se no âmbito fonoaudiológico e tornou-se um método de trabalho4. Recentemente o CFFa definiu a resolução que "dispõe sobre a atuação em Motricidade Orofacial com finalidade estética", legalizando a atuação e possibilitando desta forma que mais fonoaudiólogos dediquem-se, com estudo e ética, a esse novo campo da Motricidade Orofacial5.
Essa nova abordagem ligada à Estética e a Beleza é “um novo alcance” da Motricidade Orofacial, com princípios e fundamentos próprios e que se propõe a cuidar das marcas que o tempo desenha em nossas faces6.
Essa ligação com a Estética/Beleza ocorre uma vez que os resultados são fisionomicamente perceptíveis e se configuram com a diminuição/atenuação dos vincos e com o conseqüente rejuvenescimento que ocorre nas faces trabalhadas, mas a terapêutica é puramente fonoaudiológica. E na medida em que sua queixa, diferentemente da clínica tradicional, refere-se a questões ligadas ao envelhecimento, ao aparecimento de rugas faciais e à flacidez da musculatura4.
Os objetivos do Método MZ são suavizar ou prevenir rugas de expressão; reequilibrar as funções estomatognáticas – que proporcionam um ganho em qualidade de vida; diminuir o “uso” abusivo dos músculos faciais, alongando-os; dar à face um aspecto mais harmonioso e rejuvenescido.
O princípio básico deste trabalho é a existência de um estreito relacionamento entre as marcas e vincos de expressão e o uso que se faz, ao longo do tempo, da musculatura orofacial e assim toda a terapêutica parte dessa concepção e a partir dela se estrutura, incluindo:
I.Uma sessão de avaliação mio funcional: Anamnese e Exame do Sistema Estomatognático
II.Uma sessão de orientações básicas: conscientiza e informa o paciente sobre o funcionamento adequado das estruturas orais e das funções estomatognáticas, bem como de posturas a serem modificadas
III. Processo terapêutico contendo de oito a dez sessões de “atendimento” consecutivas de uma vez por semana. Elabora-se um planejamento terapêutico específico e baseado na avaliação.
IV.Duas sessões, de alta parcial e alta total, com intervalos de 15 entre cada uma.
V.Retornos para controle 3 em 3 meses, durante 1 ano.
Com ética, profissionalismo, compromisso com a pesquisa e responsabilidade, essa nova abordagem tenderá cada vez mais a se ampliar no campo fonoaudiológico.
Referências Bibliográficas
1.Franco, MZ. “Atuação Fonoaudiológica na Suavização das Rugas de Expressão e Estética da Face” In Cadernos da Fonoaudialogo - Motricidade Orofacial. Org. Silva, P.B. e David, R.H.F. Vol 1. Editora Lovise. São Paulo: 15-21, 2008
2.Franco, M.Z. “Fonoaudiologia e Estética”. In:
Informativo do Conselho Regional de Fonoaudiologia.2ª região. Conselho Regional de Fonoaudiologia, São Paulo, nov/dez: 15, 2000.
3. Franco, M.Z.; Scattone, L. “Fonoaudiologia e Dermatologia: um trabalho conjunto e pioneiro na suavização das rugas de expressão facial”.
Revista Fono Atual; 5: 60-66, 2002.
4. Franco, M.Z. “Fonoaudiologia e Estética”. In: Filho O. L. Tratado
de Fonoaudiologia.Tecmedd, São Paulo;799-817, 2004.
5. Jornal do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Ano IX . nº 37. abril/maio de 2008: 6- 8.
6.Franco, M.Z. “Fonoaudiologia e Estética: um novo alcance da Motricidade Orofacial”.In: Motricidade Orofacial-Como Atuam os Especialistas- Comitê de Motricidade Orofacial.Pulso. São José dos Campos-SP:289-295, 2004