Artigos - 3º Trimenstre/ 2003 Ano6- nº25


"Fonoaudiologia e estética: Um Novo Alcance da Motricidade Oral" - Revista Fono Atual

Fonoaudiologia e Estética:
Um Novo Alcance da Motricidade Orofacial


Denomino de Fonoaudiologia e Estética o trabalho de motricidade orofacial que venho desenvolvendo e que tem por objetivo a suavização das rugas de expressão facial.

Há cinco anos desenvolvo e pesquiso esse tema, desde que atendi, em 1998, o primeiro caso encaminhado por uma dermatologista e que teve como resultado uma melhora estética visível, culminando com a suavização dos vincos labiais e periorais da paciente.O objetivo inicial desse tratamento era “relaxar” a boca da paciente.No entanto, além da descontração, observou-se a suavização dos vincos acima citados. Este caso, seguido de uma ampla pesquisa com resultados semelhantes, deu origem ao trabalho e método que nomeio de “Fonoaudiologia e Estética”, um novo alcance da Motricidade Orofacial.*

Essa terapêutica se baseia na concepção de que existe um estreito relacionamento entre o uso que se faz ao longo do tempo da musculatura oral e o aparecimento e/ou manutenção de marcas/vincos de expressão facial. A contração e/ou tensão exageradas da musculatura orofacial, somadas a movimentos repetitivos, abusivos ou desnecessários podem estar colaborando com a existência dessas rugas faciais.

Além das contrações da musculatura, outros fatores são determinantes para o aparecimento de rugas, entre eles: genética, hereditariedade, envelhecimento, sol, fumo, alimentação, estresse, sedentarismo, ausência de cuidados com o rosto.

O tratamento dependerá de uma avaliação miofuncional criteriosa a ser realizada com todos os pacientes, que procuram esse atendimento. Durante essa avaliação iremos verificar como estão as funções da deglutição, mastigação respiração, articulação e expressão facial (espontânea e durante a comunicação) e de que forma essas funções e músculos relacionam-se aos vincos apresentados pelo indivíduo em questão.

A partir daí irá se elaborar um plano terapêutico individual, respeitando as necessidades de cada um e que tem por objetivo “suavizar, relaxar e alongar” a musculatura orofacial.

A terapêutica engloba o reequilíbrio das funções estomatognáticas (visando uma reorganização miofuncional, a diminuição de excessos e de movimentos desnecessários), somada ao uso de massagens, alongamentos e movimentos específicos (variações de exercícios tradicionais, modificados com o intuito de gerar “descontração” da musculatura). Procura-se trabalhar a face por completo (dosada pelas necessidades verificadas na avaliação) uma vez que essa terapêutica inclui todos os músculos da expressão facial.

Com cerca de dez encontros consegue-se alcançar as mudanças necessárias, através de uma conduta que inclui, avaliação, orientação (suporte do trabalho) e sessões de terapias consecutivas. Após a alta é necessário um acompanhamento de controle num intervalo de seis meses a um ano.

No geral as pacientes demonstram uma grande vontade de realizar as mudanças e estão motivadas do início ao final da terapêutica.

Por ser um tratamento natural, tem apresentado bastante aceitação por parte das pacientes. Os resultados são percebidos pelas pacientes, através das mudanças significativas em suas faces, com a diminuição das rugas, maior leveza, suavidade e descontração. Os vincos de expressão diminuem, suavizam e o rosto parece mais jovem.

Apesar de os resultados serem de ordem estética, o trabalho possui como origem e fundamento a prática da motricidade oral, devendo ser sempre realizado por profissionais da área, em seus consultórios e clínicas. Costumo trabalhar em parceria com a Dermatologia.

Além disso, para realizá-lo é prioritário o estudo das teorias do envelhecimento, da análise do envelhecimento da pele, de noções básicas da dermatologia, da estrutura muscular da expressão facial, da experiência com motricidade oral, etc.
Com base na seriedade e na ética, essa nova área de atuação deverá se ampliar muito no âmbito fonoaudiológico. Percebo isso baseada no interesse crescente das pacientes que chegam para o atendimento e das próprias fonoaudiólogas que me procuram para fazer cursos ou supervisão.

Fga. Magda Zorzella Franco
Mestre em Distúrbios da Comunicação
Especialista em Motricidade Orofacial
Especialista em Linguagem

* O artigo “Fonoaudiologia e Dermatologia: um trabalho pioneiro e inovador na suavização das rugas de expressão facial”, publicado na edição nº22, de dezembro/2002, desta revista traz mais detalhes sobre o método de tratamento desenvolvido pela Fga Magda Zorzella Franco.

Email: mlzorzella@uol.com.br
Tel.(11)3887-0117