Monografia - Família em Fonoaudiologia


Magda Ligia Zorzella Franco

MESTRADO – DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO-PUC-SP-1992
ORIENTADOR-BEATRIZ C. A. CAIUBY NOVAES
BANCA EXAMINADORA- Dra LÉSLIE P. FERREIRA
Dra MARÍLIA ESAÚ

Este trabalho discute a importância da família no processo do atendimento fonoaudiológico, procurando contextualizar entre os fonoaudiólogos seu movimento nesse sentido. Através de entrevistas realizadas com oito profissionais em fonoaudiologia, o objetivo deste trabalho foi buscar a concepção de família presente em seus discursos, e como tal concepção se reflete na prática clínica de cada um deles.
Tendo como pressuposto o exercício de uma terapêutica que valoriza o indivíduo e o contexto social do qual faz parte, onde olhar a criança implica olhar sua família, vários aspectos puderam ser discutidos. Dentre eles, as concepções de Família e Linguagem, sua intersecção e a importância do encontro terapêutico; a história da formação do fonoaudiólogo, a questão da interdisciplinaridade e dos limites profissionais; a vivência clínica do fonoaudiólogo e suas necessidades no trabalho com família; e as tentativas e dificuldades de tradução dessas concepções na prática clínica.
Assim, através da análise das falas dos fonoaudiólogos entrevistados, procurei aprofundar a reflexão sobre essas questões tão essências à prática fonoaudiológica.