Monografias
Fonoaudiologia & Estética
Método Magda Zorzella
* A FONOAUDIOLOGIA ESTÉTICA MÉTODO MZ NA MELHORA DE QUALIDADE DE VIDA E REJUVENESCIMENTO DA FACE NA TERCEIRA IDADE: ESTUDO DE UM CASO - 2008
Autoras:
Fga. Lucia Gonçalves Cardozo (RJ)
Fga. Ms Magda Zorzella Franco
Resumo
Objetivo: A humanidade está passando por um processo de mudança populacional conhecido por ‘’transição’’ demografica em que as diferentes sociedades humanas estão deixando, por condições diferentes, de serem sociedades em que predominam as populações jovens e maduras, para se transformarem cada vez mais em populações envelhecidas. Como consequência deste processo, há o declínio relativo do número de jovens e o aumento da proporção de idosos.
Com o envelhecimento ocorrem modificações estruturais e funcionais do corpo, tanto interna como externamente. Estes processos repercutem diretamente na qualidade de vida do idoso, uma vez que é possivel ocorrer alterações fisiológicas e biológicas que podem afetar as funções estomatognáticas (mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração) bem como a face.
As contrações na face produzem com o passar do tempo, variações na forma de pregas e sulcos da pele. Essas contrações da face são consequência de movimentos repetitivos e da fisionomia que exteriorizam os sentimentos das pessoas.
A Fonoaudiologia Estética da Face, que é uma nova área de atuação dentro da Especialidade da Motricidade Orofacial, visa prevenir e adequar as alterações dos músculos da expressão facial desencadeadas pelo envelhecimento, pelos movimentos exagerados da mímica facial ou por distúrbios orofaciais e cervicais
O objetivo deste estudo é o de, abordando a terapia miofuncional proposta por Magda Zorzella (2004)11, reequilibrar as funções estomatognáticas e a musculatura da face, de um paciente adulto idoso, sexo masculino, 62 anos, casado, aposentado e administrador de um prédio, natural e procedente do Rio de Janeiro, visando suavizar as rugas pré-existentes, os sinais do envelhecimento e verificar se o Método MZ proporciona uma melhora em sua qualidade de vida.
Métodos: Utilização do Método MZ Fonoaudiologia e Estética, onde será reequilibrado as funções e a musculatura da face. Serão realizados dez sessões de atendimento consecutivo de uma vez por semana e utilização de fichas com os movimentos aprendidos para serem realizadas no dia-dia.
* CONTRIBUIÇÕES DA FONOAUDIOLOGIA E ESTÉTICA DA FACE MÉTODO MZ NA MELHORA DA AUTO-ESTIMA E QUALIDADE DE VIDA - 2008
Autoras:
Fga. Ms Haydée Beatriz Lavieri Zamperlini (SP)
Fga. Ms Magda Zorzella Franco
Resumo
Em busca de recursos para retardar o envelhecimento, de forma não evasiva e sem risco de perder sua identidade, uma nova área na Fonoaudiologia vem alcançando resultados que beneficiam os indivíduos não só no reequilíbrio de suas funções estomatognáticas,mas também no reflexo que esse equilíbrio proporciona em sua face e em seu bem estar no dia a dia. O objetivo desta revisão bibliográfica é levantar o quanto a Fonoaudiologia e Estética Método MZ, ao reequilibrar as funções estomatognáticas e a musculatura orofacial, suavizando rugas e rejuvenescendo a face, proporciona ao paciente uma melhora na auto-estima e qualidade de vida.
* COLABORAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA E ESTÉTICA - MÉTODO MZ NA PREVENÇÃO DE RUGAS ORAIS E PERIORAIS DE MÚSICOS SAXOFONISTAS - 2008
Autoras:
Fga. Simone A. Lourenço de Carvalho (RJ)
Fga. Ms Magda Zorzella Franco
Resumo
Atualmente existe uma grande procura e culto pelo belo. Sendo os lábios uma parte importante para harmonia e simetria da face, o presente trabalho discorre sobre as possibilidades de prevenção de rugas labiais através da Fonoaudiologia e Estética.
Esse estudo teve como objetivo através de um trabalho preventivo de descontração da musculatura oral e perioral, utilizando o Método MZ , diminuir o abuso dessa musculatura realizada durante o sopro do saxofone. Acredita-se que ao diminuir a contração exagerada que se faz durante o uso do saxofone previne-se futuramente o aparecimento de rugas na região. Foram realizados 5 encontros com músicos saxofonistas, abordando alongamentos e massagens propostas pelo Método MZ de Fonoaudiologia e Estética (2004)
Método: Foi aplicado um questionário (anexo I) no início com 10 perguntas, 5 (cinco) encontros em grupo e um questionário (anexo II) no final.
Resultados: Foi constatado que os lábios dos músicos ficaram mais relaxados e que ocorreu uma redução do cansaço e dormência da musculatura de lábio e bochecha após o uso intenso do saxofone, assim como também maior sustentação da nota e melhora na postura de língua.
* RESTABELECENDO A ESTÉTICA DO SORRISO USANDO O BIOFEEDBACK ELETROMIOGRÁFICO DE SUPERFÍCIE ALIADO A TERAPIA MIOFUNCIONAL MÉTODO MZ, ESTUDO DE CASO. - 2008
Autoras:
Fga. Daniele Fontes Ferreira Bernardes (SP)
Fga. Ms Magda Zorzella Franco
Resumo
A sociedade atual está dando grande importância à estética facial e cultuando o belo. A nossa primeira forma se comunicar na sociedade é através de nossas expressões faciais. O sorriso é uma das expressões mais fortes que temos, pois demostra o nosso estado de felicidade. A limitação dos movimentos faciais pode afetar um indivíduo não só esteticamente, mas também psicologicamente. Essas limitações são frequentemente encontradas em indivíduos que sofreram uma lesão do nervo facial, acarretando uma paralisia facial periférica.
A fonoaudiologia e estética da face, a qual vem sendo estudada e amplamente usada nos casos de rejuvenescimento estético facial, acredita que seja possível dosar uso e contração muscular, diminuindo exageros e buscando “um funcionamento mais natural” e “um equilíbrio”, que não sobrecarreguem em demasia e desnecessariamente a musculatura da expressão facial.
Este presente estudo tem como objetivo restabelecer a simetria do sorriso em um paciente com seqüela de paralisia facial periférica. Foram realizadas dez sessões de fonoterapia, abordando a terapia miofuncional proposta por Zorzella MZ (2004), juntamente com o uso do biofeedback eletromiográfico de superfície.
Método: foram realizadas dez sessões de terapia miofuncional método MZ, ao final de cada sessão o paciente fez quinze minutos de biofeedback eletromiográfico.
Resultados: o paciente atingiu a simetria do sorriso ao final do tratamento proposto.
* A INFLUÊNCIA DA MASTIGAÇÃO ADEQUADA NA MANUTENÇÃO DO ÂNGULO MANDIBULAR: METODO MZ DE FONOAUDIOLOGIA E ESTÉTICA - 2008
Autoras:
Fga. Cristina Sakura (SP)
Fga. Ms Magda Zorzella Franco
Resumo
É através das expressões faciais que externamos ao mundo nossos sentimentos e sensações, porém essa constante tração na pele leva à depressões superficiais na face que com o tempo vão se tornando cada vez mais profundas. Essas depressões são conhecidas popularmente como marcas de expressão. Inicialmente estas marcas só aparecem com a tração da pele, porém com o tempo se tornam visíveis a todo momento . Essa tração da pele é realizada pelos músculos da face, o uso desses músculos colaboram para o aparecimento dessas rugas de expressão. O mesmo ocorre com as funções estomatognáticas, em especial a mastigação, a qual está intimamente ligada ao equilibrio da musculatura facial e ao suporte aponeurótico superficial. Esta revisão da literarura relaciona a melhora do Sistema Músculo Aponeurótico Supericial (SMAS) com a adequação da mastigação através do método MZ de Fonoaudiológia e Estética Facial, o qual consiste no trabalho de relaxamento e alongamento dos músculos da face e adequação das funções estomatognáticas, visando sempre a suavização de rugas e marcas de expressão. O objetivo desse trabalho é mostrar que a mastigação, realizada corretamente, está intimamente ligada á manutenção do Sistema Músculo Aponeurótico Superficial (SMAS) da face.
* A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO ALIMENTAR NO TRATAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA E ESTÉTICA DA FACE PELO MÉTODO MZ - 2008
Autoras:
Fga. Aline Rocha Prandi Reina (SP)
Fga. Ms Magda Zorzella Franco
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi o de desenvolver um estudo, através da revisão de literatura, sobre alimentos que são recomendados por fonoaudiólogos na sessão de orientação nutricional realizada durante o trabalho de Fonoaudiologia e Estética Método MZ. Foram considerados aspectos como a qualidade nutricional e dureza desses alimentos, bem como a importância dos mesmos durante o tratamento de Fonoaudiologia e Estética da Face. Durante toda a pesquisa literária, comprovou-se que uma alimentação equilibrada é importante para um funcionamento adequado de todo o corpo e, jamais deve ser esquecido sob o ponto de vista da estética e do rejuvenescimento. Ficou comprovado, à partir dos relatos encontrados em literatura que, como o Método MZ pretende aliar qualidade nutricional à consistência dos alimentos, é de suma importância que o fonoaudiólogo oriente seu paciente, a ingerir alimentos ricos em vitaminas, carboidratos, fibras e proteínas e que ao mesmo tempo esses alimentos se apresentem em uma consistência mais dura, pois é através deles que o paciente irá trabalhar a função mastigatória e aumentar o seu tônus muscular. Sendo assim, pode-se concluir que é necessário que o fonoaudiólogo tenha sempre em mente a fisiologia da mastigação, aliada à noções básicas de nutrição, para que possa orientar seu paciente a alcançar os resultados esperados a que se propõe o método de suavização de rugas e rejuvenescimento da face. E se necessário, orientar a procura por um nutricionista que, através de um trabalho conjunto, irá potencializará os resultados, beneficiando ainda mais o paciente.
* REJUVENESCIMENTO E SUAVIZAÇÃO DE RUGAS EM FUMANTES: CONTRIBUIÇÕES DA FONOAUDIOLOGIA E ESTÉTICA DO MÉTODO MZ - 2008
Autoras:
Fga. Kelly Park (SP)
Fga. Ms Magda Zorzella Franco
Resumo
Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre o cigarro e seus malefícios em relação ao envelhecimento da pele e sugerir a contribuição da Fonoaudiologia e Estética do Método MZ na suavização das rugas e rejuvenescimento que o cigarro pode causar na face das pessoas.
Método: Revisão e levantamento bibliográfico de artigos científicos e literatura sobre a pele, o envelhecimento, o fumo ou cigarro e suas conseqüências e a proposta de rejuvenescimento da Fonoaudiologia e Estética.
Resultados: propor um novo tratamento para a suavização de rugas e rejuvenescimento da pele, que o cigarro causa e apresentar o trabalho da Fonoaudiologia e Estética da Face como uma nova alternativa natural, não invasiva e sem contra-indicações.
* RECEPTIVIDADE DA FONOADIOLOGIA E ESTÉTICA PELOS MÉDICOS DERMATOLOGISTAS NA CIDADE DE SANTOS/ SP - 2008
Autoras:
Fga. Maria Fernanda Souza dos Santos (Santos-SP)
Fga. Ms Magda Zorzella Franco
Resumo
Este estudo tem por objetivo pesquisar a receptividade dos dermatologistas da cidade de Santos, São Paulo à nova área de atuação da fonoaudiologia dentro da motricidade orofacial, a Fonoaudiologia e Estética da Face.
Há aproximadamente dez anos, na cidade de São Paulo teve início a criação da Fonoaudiologia e Estética da Face, Método Magda Zorzella, oriundo de um trabalho conjunto e pioneiro entre a fonoaudiologia e a dermatologia. Esta parceria se estabeleceu e impulsionou essa nova área de atuação do fonoaudiólogo.
Nesta pesquisa foi elaborado um questionário de oito perguntas com o objetivo de avaliar qual o conhecimento, o interesse e a receptividade dos dermatologistas da cidade de Santos, litoral paulista, com relação ao novo campo de atuação do fonoaudiólogo.
Foram então entregues questionários a trinta médicos dermatologistas da cidade e embora muitos tenham demonstrado grande interesse, conhecimento e disponibilidade, às vezes até já realizado algum trabalho em parceria, foi considerável o número de questionários que voltaram em branco, demonstrando ainda certa resistência a esta nova área de atuação da Fonoaudiologia
* ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA E ESTÉTICA MÉTODO MZ NA CIRURGIA ESTÉTICA DA FACE. FAZ DIFERENÇA? - 2008
Autoras:
Fga Cristiane Gomes Andrade(PR)
Fga Ms Magda Zorzella Franco
Resumo
Nos últimos anos, a Cirurgia Plástica tem apresentado larga divulgação e importante aprimoramento de suas técnicas. É uma área de ampla atuação, necessitando atualmente, como em todas as áreas, integração de uma equipe multidisciplinar, a fim de alcançar melhores resultados.
A Fonoaudiologia enquanto uma prática científica vem buscando em todas as suas especialidades constantes avanços. A área da Motricidade Orofacial tem sido a que mais interfaces tem realizado com outras profissões e outras especialidades . Atualmente vem agregando notável importância através da Fonoaudiologia e Estética: Um trabalho que inter-relaciona a Estética e a Beleza com a Motricidade Orofacial.
Esta revisão bibliogáfica vem mostrar que as expressões faciais e as funções estomatognáticas (mastigar, deglutir, respirar e falar) que realizamos no dia-dia tem participação na formação das rugas em nosso rosto e que a Fonoaudiologia Estética da Face Método MZ pode contribuir nas cirurgias estéticas faciais proporcionando um resultado mais consciente e duradouro no paciente que busca um equilíbrio muscular da face.
* CONTRIBUIÇÕES DA FONOAUDIOLOGIA E ESTÉTICA DA FACE MÉTODO MZ AOS PROFISSIONAIS DE TELEJORNALISMO.
Autoras:
Fga Simone Trentin R. P. de Moraes (SP)
Fga Ms Magda Zorzella Franco
2009
Resumo
Em busca de recursos para manter a face rejuvenescida, de forma não invasiva e sem risco de perder sua identidade, uma nova área da Fonoaudiologia vem alcançando resultados que beneficiam os indivíduos não só no reequilíbrio de suas funções estomatognáticas, mas também no reflexo que esse equilíbrio proporciona em sua face e na comunicação oral. Esta revisão bibliográfica visa focar a expressão facial dos profissionais de telejornalismo tendo como objetivo propor os benefícios que a Fonoaudiologia e Estética da Face Método MZ, pode trazer ao profissional de telejornalismo, ao reequilibrar as funções estomatognáticas e a musculatura orofacial, suavizando rugas de expressão e rejuvenescendo a face.
O trabalho do Método MZ pretende colaborar no uso de uma expressão facial sem excessos e de uma comunicação que não sobrecarregue a face.