Na Mídia - Revista Jornal da Tarde


Alongue as rugas



Magda Zorzella ensina os movimentos corretos para alongar os músculos

Método de fonoaudiologia que corrige maus hábitos e tem efeitos estéticos ganha livro.
Andressa Zanandrea


Jornal da Tarde
DOMINGO 1 | 11 | 09

Beleza


ROBSON FERNANDJES/AE


Esqueça a ginástica facial. Para atenuar as rugas,é preciso alongar, e não trabalhar os músculos do rosto. Isso é o que defende o Método MZ de Fonoaudiologia&Estética, desenvolvido pela fonoaudióloga Magda Zorzella, que atua na área há 11 anos e acaba de lançar o livro A Fonoaudiologia que Rejuvenesce. Ela criou o método quando recebeu uma paciente que tinha rugas ao redor dos lábios e havia passado por um preenchimento de ácido hialurônico para atenuá-las. No entanto, elas se intensificaram. A dermatologista e a fonoaudióloga perceberam que o problema estava na forma como a paciente falava e usava a musculatura dessa área. Observaram que preciso relaxá-la. “Em cinco sessões de uma hora, uma vez por semana, as rugas suavizaram de maneira significativa e visível”, conta Magda.

O livro é resultado dos estudos e das práticas da Fono&Estética e é indicado para leigos e profissionais. Mas não substitui o tratamento no consultório. “As pessoas devem ser avaliadas pelo profissional. O tratamento é individualizado, embasado na necessidade de cada um”, afirma.

O método funciona da seguinte forma:

a fonoaudióloga ensina o paciente a fazer os movimentos corretos para atividades corriqueiras,como mastigar e se expressar. Além disso, são propostos alongamentos dos músculos da face. “A contração do dia a dia marca e provoca as rugas. A pessoa pode ser expressiva, mas com suavidade, sem marcar o rosto”, explica.

A pele do rosto contrai junto como músculo. Assim,a fonoaudióloga ensina como fazer para que os músculos – que são muito delicados – contraiam menos, de forma a evitar os abusos e as consequências.

O tratamento é indicado para pessoas entre 30 e 75 anos e engloba dez sessões, em que o paciente executa as atividades orientadas. Além disso, ele faz os movimentos em casa, com a ajuda de fichas de orientação. “É como escovar os dentes ou tomar banho; algo que se repete pela vida toda. As pessoas podem se cuidar sozinhas. Isso eleva a autoestima e elas ganham também qualidade de vida”, diz a fonoaudióloga.

Há dois meses, a socióloga Solange Santos, de 54 anos, fez o tratamento. “Achei fácil, mas tem de ter disciplina.Você vê o progresso a cada sessão.” Hoje, ela faz os movimentos duas vezes por dia, em casa. “Senti mudança na aparência da pele. É realmente um coadjuvante para ajudar a ficar mais jovem.”

Além do atendimento a pacientes, Magda Zorzella promove cursos para profissionais e dá palestras para interessados.

Confira no site www. magdazorzella.com.br