Blog


Fonoaudiologia & Estética e o resgate da autoestima


Publicado em 06/05/2019 -

Em tempos de selfie, redes sociais, smartphones para registrar cada minuto que passamos na vida, nada passa desapercebido. Seguindo essas tendências, se percebe um aumento proporcional à procura por cuidados com o corpo e a aparência. Na era do clique perfeito, com filtro e cheio de retoques, que espaço hoje em dia as pessoas têm para mostrar cabelos brancos? E rugas então? O corpo é o nosso primeiro universo, ele nos abriga, registra as primeiras impressões que temos do mundo: cheiro, sabores, luzes, som, calor, frio. Ele guarda marcas de nossa chegada ao mundo, da acolhida, dos cuidados que recebemos do outro, do reconhecimento, da satisfação ou da frustração de nossos desejos.

Além disso, os movimentos e estados do corpo estabelecem as primeiras formas de comunicação muito antes do pensamento e da linguagem. É nele que nos recolhemos nos momentos de dificuldade, tristeza e desamparo.

Estudos indicam que a face é o segmento corpóreo mais representativo da pessoa. Se essa face não pode revelar as marcas da passagem do tempo, porque não quero tornar obsoleto ou ser excluído de meu grupo, devo correr para apagá-las? Deletar a nossa história?

É aí que entra a Fonoaudiologia & Estética, criada há 21 anos pela Fonoaudióloga Magda Zorzella. Essa área da fonoaudiologia tem por objetivo suavizar as rugas de expressão e rejuvenescer a face, propondo o reequilíbrio das funções que usamos no dia a dia. O trabalho realizado por Magda leva o paciente a perceber seus abusos musculares e a modificar suas funções. Depende dele. Ninguém vai apagar o que ele viveu de ruim ou de bom. Ele mesmo, usando seus recursos internos (as mãos), vai conseguir, após 10 sessões, trabalhar sozinho em casa e perceber os resultados da melhora.

Uma vez que a Fono Estética busca contribuir com a autopercepção do indivíduo em tratamento, resgatando a compreensão de seu funcionamento, podemos arriscar propor um ponto de convergência com o trabalho terapêutico de recuperação da autoestima.

O tratamento demanda do paciente um olhar corajoso para o espelho e seu empenho em diminuir seus excessos, e é nesse momento que ele se apropria de si mesmo e inicia seu resgate de autoestima.

Diante de um mundo que cada vez mais promove a robotização, a busca incessante por algo novo, a Fonoaudiologia & Estética tem a contribuir com o resgate da autoestima dos indivíduos, auxiliando-os a buscarem neles mesmos, com seus recursos, a sua melhora.


Envie seu Comentário









Comentários

Mais Post